EXCELÊNCIA EM REABILITAÇÃO VISUAL COM LENTES DE CONTATO ESPECIAIS

Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Lentes Esclerais em Porto Alegre

As lentes esclerais foram reintroduzidas nos EUA e na Inglaterra há cerca de 10 anos quando os fabricantes de matéria-prima para lentes rígidas passaram a dispor aos fabricantes de lentes blocos de lentes rígidas gás permeáveis de diâmetros grandes. As modernas lentes esclerais diferenciam-se basicamente das antigas lentes esclerais de décadas atrás por serem feitas em material permeável ao oxigênio, proporcionando um maior tempo de uso aos pacientes.

Fig.1: Lente Escleral SSB adaptada. Cortesia IOSB

A indicação das lentes esclerais é excelente para pacientes com ceratocone, pós-implante de anel intra-corneano, pós-transplante de córnea e pós-cirurgia refrativa (especialmente a técnica antiga por bisturi ou chamada de RK ou ceratotomia radial refrativa). A grande vantagem das lentes esclerais sobre todas as demais lentes é o grande conforto, a excelente qualidade de visão e especialmente por proporcionarem um ecossistema saudável entre a lente e a superfície ocular, protegendo a córnea e agindo inclusive de forma terapêutica quando o paciente possui algumas doenças da superfície ocular, como síndrome de olho seco.

No entanto, pacientes com miopia e astigmatismo alto o suficiente para que as lentes gelatinosas tóricas não funcionem e que tenham dificuldade em adaptar lentes rígidas corneanas, podem beneficiar-se muito com estas lentes. Apesar de mais caras que as lentes gelatinosas e descartáveis e das lentes rígidas, as lentes esclerais proporcionam uma excelente acuidade visual, enorme conforto e protegem a superfície ocular de vento, poeira, ciscos e fumaça. 

Apesar de inicialmente o tamanho da lente intimidar o paciente, o conforto extremo que ela proporciona e a ótima qualidade de visão impressiona e motiva a todos que a experimentam. A lente escleral permite corrigir qualquer grau e astigmatismos elevados em qualquer eixo. Pequenos astigmatismos residuais da porção posterior da córnea são toleráveis

Outro fator positivo das lentes esclerais é a sua durabilidade. As lentes, bem cuidadas, chegam a durar mais de três anos, sendo esta a média de durabilidade das lentes Scleral Bastos desenvolvidas pioneiramente pela Ultralentes e testadas também pioneiramente no IOSB, por volta de 2007-2008, Atualmente a Ultralentes possui três desenhos de lentes esclerais do tipo FULL SCLERAL (SB, de diâmetros entre 18.0 mm e 21.5mm) e dois desenhos de lentes esclerais da classe semi-esclerais (SSB, de diâmetros entre 16.5 a 17.5 mm.).

O fato de estas lentes corrigirem astigmatismos corneanos mesmo elevados abre uma excelente oportunidade para pacientes que desejam adaptar lentes mas que não podem usar, especialmente pelo fato de as lentes gelatinosas e descartáveis não corrigirem o seu astigmatismo e de não terem se adaptado com lentes rígidas [gás permeáveis] que também é uma excelente opção e que tem grande sucesso no IOSB.


Para testar as lentes esclerais ou mesmo lentes rígidas de alta tecnologia sem compromisso, basta marcar uma consulta no IOSB e ver quais as melhores alternativas dependendo da necessidade e do interesse do paciente. O IOSB atende particular e os convênios UNIMED, IPE, Saúde Bradesco, Golden Cross e Petrobras. É importante que o paciente vá para a consulta consciente de que testes de lentes especiais, particularmente com lentes esclerais, demandam algumas horas para uma correta avaliação e determinar o desenho ideal, portanto ir com tempo. 

O paciente que decide fazer a adaptação de lentes esclerais poderá financiar a adaptação de suas lentes de forma parcelada em até 12 vezes sem juros ou com desconto à vista. Procuramos viabilizar a adaptação das melhores lentes disponíveis a todos os pacientes que nos procuram. As lentes ficam prontas em torno de 4 a 5 dias úteis. 


Para aqueles interessados, entrar em contato conforme as opções abaixo:

IOSB - Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos
Rua Dr. Flores, 323 - 1° andar - Centro Histórico
Porto Alegre, RS - 90020-123
Telefones: (51) 3226 0746 - (51) 3226 2794
E-mail: iosb@iosb.com.br

Website: www.iosb.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/IOSB2020



Nenhum comentário: