O IOSB, através de seu Instituto do Ceratocone, reafirma sua vocação de colaborar em pesquisas junto a especialistas na Europa e nos EUA em tratamentos terapêuticos não invasivos no tratamento do ceratocone. No final de 2008 nossa equipe iniciou um pesquisa na literatura referente ao que existe de estudos sobre a origem e sobre possíveis tratamentos e prevenção do ceratocone. Nesta busca pela informação tivemos contato com oftalmologistas e cientistas de áreas afins que estão também engajadas neste tipo de estudo e fomos formando uma rede de informações e de aprendizado mútuo sobre o assunto.
A partir deste ano de 2010 o IOSB vem aprofundando os estudos e juntando teorias e descobertas de especialistas nos EUA e na Europa especialmente. O interessante é que nossa iniciativa culminou em apresentarmos em alguns casos diferentes especialistas que não se conheciam mas que dedicam-se à estudos diferentes que se complementam. Esta atuação junto a pesquisa e ao estudo fortalece o IOSB como referência em estudos de tratamentos não-invasivos do ceratocone. Alguns especialistas no Brasil juntaram-se recentemente a nossa equipe nesta rede de estudos com a finalidade de montar um projeto multi-cêntrico de estudo, e será um importante passo na busca de novos tratamentos que possam ajudar aos pacientes com ceratocone e outras ectasias corneanas.
Este estudo é uma homenagem ao Dr. Saul Bastos, oftalmologista pioneiro no Brasil na adaptação de lentes de contato no ceratocone e que foi um médico exemplar, um cientista esmerado, professor carismático e um inovador na reabilitação visual em córneas irregulares. Inspirados pela sua capacidade visionária a equipe do IOSB irá continuar a pesquisar e desenvolver métodos de tratamento não-invasivos para o ceratocone e outras distrofias da córnea, assim como a desenvolver novos desenhos e técnicas de lentes de contato especiais para resultados cada vez melhores.
Pai, ilumina-nos com a sua sabedoria e inspira-nos com a sua visão.
Porto Alegre, 18 de Julho de 2010.
Luciano Bastos
Diretor & Instrutor Clínico de LC IOSB - http://www.iosb.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário