Um claro vencedor. Este é o título de um artigo publicado na primeira página da NEWSLETTER da British Contact Lens Association (BCLA) este mês e que está circulando em várias publicações na Europa. O artigo trata sobre o vencedor da competição fotográfica sobre lentes de contato e segmento anterior durante a conferência internacional desta associação realizada no final do mês de Maio de 2009.
O vencedor foi o brasileiro pesquisador e especialista em lentes de contato especiais Luciano Bastos, diretor do IOSB (Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos) que competiu com mais de 60 outros candidatos do Reino Unido e de vários outros países. Ele recebeu como prêmio uma câmera digital da empresa patrocinadora da competição NIKON OPTICAL de última geração.
A imagem vencedora mostra uma imagem lateral de um caso de ceratocone extremo.
"A vitória foi uma surpresa, apesar de eu ter a convicção de que poderia ganhar a competição com uma das seis fotos permitidas por participante, pois a qualidade das fotos de muitos competidores eram notéveis. O critério de avaliação utilizado levou em conta o caráter educativo, a originalidade, a qualidade da imagem e o talento fotográfico. O que me causou muita supresa e satisfação foi o fato de a comissão julgadora ter uma decisão unânime. Foi justamente em um dia muito especial e grandes especialistas do mundo inteiro vieram me cumprimentar pelo feito." Luciano Bastos
Aperfeiçoamento e Estágios
Além da participação na Conferência Internacional da BCLA, Luciano também fez um treinamento clínico em Lentes Esclerais no Manchester Royal Eye Hospital, com um dos maiores especialistas nesse tipo de adaptação, cursos de novas tecnologias em olho seco e interpretação de topografias corneanas de última geração. Durante o mês de Junho, realizou estágio de observação e treinamento no Moorfields Eye Hospital em Londres.
"Visitar o Moorfields e passar dias inteiros na Clinica 4 do hospital é como ter um curso intensivo das mais diferentes patologias corneanas nas quais o diagnóstico diferencial tem que ser exercido com maestria e nos quais a adaptação de lentes de contato especiais é a melhor opção de tratamento. Fiquei muito feliz pela hospitalidade com que fui recebido e com a carga de conhecimento adquirida nesse período. Meu pai havia trabalho no Moorfields em 1974 quando eu tinha 8 anos, foi uma experiência enriquecedora e uma honra seguir novamente seus passos." Luciano Bastos - Diretor e Instrutor Clínico de Lentes de Contato IOSB
Inovações e Pioneirismo
O IOSB está realizando adaptações especiais com as primeiras lentes esclerais e semi-esclerais asféricas desenvolvidas pela Ultralentes, laboratório especializado em pesquisa e na fabricação de lentes de contato especiais para córneas irregulares como o ceratocone, pós-transplante, pós-implante de anéis intraestromais, pós-trauma ocular e pós-seqüelas de cirurgias refrativas e várias outras distrofias da córnea.
O pioneirismo e a pesquisa clínica e científica em lentes especiais sempre foram uma tradição do Dr. Saul Bastos e de seu filho Luciano no IOSB e na Ultralentes. Estas novas lentes estão sendo testadas desde 2008 e em breve estarão disponíveis também para os oftalmologistas credenciados no laboratório Ultralentes. É importante mencionar que o conceito de adaptação das lentes esclerais e das semi-esclerais é totalmente diferente da adaptação das lentes RGPs corneanas, e portanto requer um aprendizado e treinamento por parte dos especialistas para que possam assim obter os melhores resultados.
IOSB - Porto Alegre, 17 de Julho de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário