Desde que meu pai faleceu após submeter-se a uma cirurgia preventiva, uma fatalidade que ao menos fez com ele não sofresse e que não tenha tido nenhuma dor, mal-estar ou declínio em sua qualidade de vida. Aos 73 anos, uma semana antes do procedimento, confidenciou em família que se ele morresse não queria que ficássemos tristes ou que mesmo chorássemos, pois ele estava satisfeito com sua vida até então, e com o que havia feito nela. Disse ter realizado todos os seus sonhos e sabia que eu estava pronto para continuar o seu trabalho e que meu talento seria importantíssimo para ajudar as pessoas que necessitavam de lentes de contato especiais para a sua reabilitação visual.
Nestes três anos, houve um renascimento da antes Clínica de Olhos Dr. Saul Bastos, agora como Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos. Muito estava feito, e ajudou muito, mas havia muito o que fazer e hoje podemos observar que a renovação se deu como deveria. Houve uma maturação com a vinda de médicos novos, convidados para compor o elenco de ótimos profissionais que passaram e que compõem hoje o staff do IOSB. Meu papel como diretor foi o de sempre não deixar os pacientes ficarem desamparados, pois sabemos que muitos deles já tinham passado por diversas clínicas até chegarem aqui. Hoje, o Dr. Marcelo Bittencourt, o Dr. Frederico Eggler e o Dr. Clodoaldo compõem o staff atual do Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos, e eu ajudo na parte de lentes de contato, com minha aptidão nata e com todo o preparo que meus professores, quase todos oftalmologistas, no Brasil, nos EUA e no Reino Unido, me possibilitaram. Tive a oportunidade de ser orientado por alguns dos mais brilhantes profissionais em lentes de contato no mundo, e isso me deu condições de ir além dos limites conhecidos em casos altamente complexos de córneas irregulares. Pude desenvolver novas lentes e desenhos para casos considerados até então impossíveis de se adaptar lentes, como ceratocones extremos, casos pós-transplante de córnea, pós-implante de anéis, pós-cirurgia refrativa, alta miopia e astigmatismos elevados, entre outros.
Cerca de 95% dos pacientes permanceram na clínica e ela continua a receber pacientes de todo o RS, de outros estados e inclusive do exterior. Isso é uma constatação de que o IOSB não só continua a tradição de seu saudoso fundador, Dr. Saul Bastos, mas como está honrando seu nome e consolidando esta instituição como uma clínica de referência mundial em reabilitação visual com a adaptação de lentes de contato especiais. Meu pai deve estar muito orgulhoso do trabalho que estamos realizando, e com certeza, de onde ele estiver, está iluminando a todos nós para que possamos fazer a cada dia melhor nosso trabalho. O IOSB tem o foco no paciente, esse é o objetivo principal, resolver da melhor maneira possível os casos e devolver ao paciente a melhor qualidade de vida possível.
Gostaria de agradecer a todos os pacientes, colaboradores, fornecedores que tanto tem contribuido para que nosso trabalho seja reconhecido e divulgado. O uso da tecnologia da internet hoje também tem um impacto muito grande, com nosso trabalho sendo divulgado por pessoas que conhecem nossa tecnologia e competência.
Obrigado a todos, estamos a sua disposição no IOSB.
Luciano Bastos
Diretor Administrativo
Técnico em Lentes de Contato Pela Contact Lens Association Of Ophthalmologists (CLAO - EUA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário