EXCELÊNCIA EM REABILITAÇÃO VISUAL COM LENTES DE CONTATO ESPECIAIS

Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de março de 2012

Simpósio Global de Lentes de Contato Especiais - Las Vegas 2012

Recentemente estive em viagem aos Estados Unidos para o Global Specialty Lens Simposium (GSLS) e também para o Congresso Internacional da Contact Lens Association of Ophthalmologists (CLAO) ambos realizados na fantástica cidade de Las vegas, Nevada - EUA. Foram dois excelentes encontros científicos onde pude encontrar amigos da área de lentes especiais de diferentes países, incluindo EUA, Inglaterra, Holanda, Alemanda, Suiça e Australia.

Esq. p/ dir.:  Henny M. Otten (HOL) , Eef Van Der Worp (HOL), Luciano Bastos (BRA) e Edward Bennet (EUA)

Um dos assuntos mais exaustivamente aboardados foram as novas e modernas lentes esclerais e suas indicações como correção óptica em córneas irregulares e como tratamento terapêutico de uma série de distrofias corneanas. Estas lentes tem sido de grande benefício para a adaptação de casos de alta complexidade como casos de ceratocone e outras irregularidades da córnea assim como para tratamento terapêutico de diversas patologias que afetam a córnea como síndrome de olho seco entre outras. Grande parte das possibilidades de utilização desta tecnologia ainda está sendo descoberta pelos especialistas.

Foi uma excelente oportunidade de discutir casos e trocar informações com importantes cientistas na área da tecnologia em lentes especiais. Embora a idéia de ir a um evento científico deste porte é basicamente para aprender mais sobre o assunto, também foi agradável verificar que nosso conhecimento e tecnologia encontra-se acima da média em termos internacionais. De toda a maneira é importante ressaltar que sempre há novas técnicas e detalhes para serem aprendidos portanto a humildade de querer aprender e de passar conhecimento em troca faz com que o nível científico geral seja elevado. Com toda a certeza aprendi muito nesta oportunidade e fortaleci outros pontos conhecidos com enfoque sob outros ângulos.   

O fato de ter iniciado os estudos destas lentes no início da década por volta de 2001, e de ter desenvolvido um planejamento junto a equipe da Ultralentes possibilitou que em 2007 estivessemos com as primeiras lentes esclerais sendo fabricadas somente para fins de estudo do desenho e métodos de fabricação. Em Julho de 2008 finalmente iniciou-se os testes clínicos em pacientes selecionados no Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos (IOSB). No ano seguinte, o acompanhamento de aproximadamente 15 pacientes demosntrou a eficácia das lentes esclerais e semiesclerais em garantir além de uma ótima acuidade visual e conforto, a saúde fisiológica da córnea e dos tecidos adjacentes. Finalmente no dia 30 de Julho de 2009 a Ultralentes lançou oficialmente as lentes semiesclerais Ultracone SSB e Ultraflat SSB e as esclerais Ultracone SB e Ultraflat SB.

Hoje com uma casuística consideravelmente alta em lentes esclerais, o IOSB é seguramente uma das clínicas mais bem preparadas no mundo para este tipo de adaptação. A Ultralentes tem importante papel nesse processo pois foi ela que de forma pioneira iniciou o estudo e o desenvolvimento de um desenho ultramoderno de lentes esclerais que permitem uma adequada oxigenação e troca lacrimal, fator crucial para a garantia da saúde fisiológica da córnea. O desenho é inteiramente desenvolvido pela nossa equipe, a qual eu sinto-me honrado em liderar. A Ultralentes desenvolve a sua tecnologia com conhecimento científico próprio e utiliza soluções já desenvolvidos por outros fabricantes. Um de nossos métodos de controle dos estudos clínicos foi justamente a aplicação de controles e de testes chamados duplo-cego cruzado como forma de comparação com os desenhos que temos desenvolvidos comparados com desenhos de lentes de fabricantes americanos e europeus. Nossa meta tem sido ao longo de toda a nossa história não de fazer apenas lentes de boa qualidade mas as mais avançadas e melhores lentes disponíveis, tudo para que os pacientes que tiverem a oportunidade de serem adaptados com elas tenham a melhor experiência possível e resultados além de suas expectativas.

A busca pela excelência que norteia nossa equipe tanto no IOSB como na Ultralentes tem sempre o foco de oferecer ao paciente, o usuário final, as melhores lentes de contato especiais para a reabilitação visual e tratamento terapêutico. Os oftalmologistas credenciados e certificados na Ultralentes também tem importante papel neste processo pois é através deles que muitos destes pacientes serão beneficiados com esta tecnologia. Todo o nosso trabalho é dedicado a memória de meu pai, Dr. Saul Bastos e a seus pacientes e aos novos pacientes que contam com a nossa capacidade de sobrepor dificuldades e desenvolver soluções para suas necessidades visuais. 

Luciano Bastos
Diretor & Instrutor Clínico de LC Especiais
Insituto de Olhos Dr. Saul Bastos

Um comentário:

Mariana disse...

Eu nunca pude usar lentes de contato... não sei por que, mas depois de tanto tempo decidi ir a um lugar de oftalmologia em curitiba para perguntar se posso me operar da vista.