EXCELÊNCIA EM REABILITAÇÃO VISUAL COM LENTES DE CONTATO ESPECIAIS

Pesquisar este blog

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Ceratocone: Recebendo o diagnóstico

É grande o número de pacientes que chega ao IOSB já com o diagnóstico de ceratocone em mãos, muitas vezes já munidos de uma topografia de córnea, mas completamente alheios a patologia que lhes foi diagnosticada. Muitos inclusive são informados por seus médicos que precisarão fazer transplante de córnea, alguns até mesmo se oferecem para entrar com o nome do paciente na fila de transplantes, ou que a solução é somente cirúrgica, e oferecem o implante de anéis intracorneanos ou o transplante de córnea. Já ouvi pacientes com córneas com ceratocone incipiente (inicial) serem indicados a transplante de córnea, sorte destes pacientes que procuraram especialistas que tem mais opções de tratamento, como a adaptação de lentes de contato especiais para o ceratocone.

Isso é curioso, uma vez que hoje em dia mesmo os casos mais avançados de ceratocone possuem soluções com o uso de lentes de contato especiais de alta performance, principalmente a que nós desenvolvemos, Ultracone Advance, que provou já ser eficaz em casos de ceratocone maiores de 70 dioptrias, chegando até a 75 dioptrias. Até poucos anos atrás, os casos de ceratocone tinham uma limitação em torno de 60 a 65 dioptrias. Os pacientes então as vezes vem com seus familiares, nervosos e angustiados, querendo maiores informações sobre a doença e suas possibilidades de tratamento. Somente neste momento que eles ficam sabendo que seu caso geralmente não é desesperador como lhes foi noticiado, e que há boas chances de que soluções não cirúrgicas e eficazes estão disponíveis.

Muitos pacientes com ceratocone possuem hoje acesso a internet, e através de sites de procura, investigam sobre a doença e as possibilidades de tratamento disponíveis, aprendem um pouco mais sobre a patologia e procuram outras alternativas muitas vezes em mais de três clínicas oftalmológicas. Alguns chegam até o Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos, após pesquisar sobre o seu caso na internet. O IOSB hoje não mais oferece opções cirúrgicas de tratamento do ceratocone, mas sim soluções com lentes de contato de alta performance. O foco é fazer adaptações de casos complexos e complicados com grande eficiência, resolvendo casos que normalmente são considerados difíceis ou mesmo impossíveis de resolver. O fato de resolver estes casos oferecendo uma acuidade visual a melhor possível de se obter, com conforto e segurança para o paciente, atrai muitos pacientes.

Alguns pacientes do IOSB são encaminhados por outros médicos especialistas que conhecem a longa tradição da clínica de resolver casos de adaptações de lentes de contato especiais em córneas irregulares. O IOSB recebe pacientes com ceratocone, transplantados, com implante de anéis intracorneanos, sequelas de cirurgias e de outras distrofias de vários estados brasileiros, e geralmente resolve o caso em torno de dois a três dias úteis. Em alguns casos, os pacientes não tem tanta sorte em sua busca, e vem com um histórico de muito sofrimento na tentativa de adaptar-se as lentes que lhe foram oferecidas.

Não é raro os pacientes novos ficarem impressionados com a rapidez com que seus casos são solucionados, e pelo fato de não lacrimejarem ou ficarem com olhos vermelhos com suas novas lentes. Outra observação frequente é que as lentes ficam mais estáveis nos olhos, proporcionando um maior conforto e segurança ao paciente para exercer suas atividades diárias.

O paciente quando recebe o diagnóstico do ceratocone, deve procurar sempre por maiores informações sobre a patologia e as suas opções de tratamento disponíveis, e também é imporante saber que muitos pacientes tem grandes dificuldades na adaptação, não são todas as lentes que oferecem uma solução eficaz. É importante procurar especialistas que saibam fazer adaptações de lentes especiais em casos de ceratocone e que disponham de lentes especiais de alta performance e de boa qualidade.

Boa sorte a todos.

Luciano Bastos
Diretor Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos

7 comentários:

Antônio Marcos disse...

Olá,
Sou portador de Ceratocone, e já tentei usar lentes de correção três vezes. Queria saber mais como é essa lente 'Ultracone', como é? qual o modo de usar? posso durmir com ela (pois as outras eu não posso), ela também é rigida?

Este problema tem dificultado muito minha vida, meus estudos, meu convivio com os outros, portanto gostaria de saber mais sobre o tratamento. Pois eu já havia desistido de procurar um tratamento até que vi esse artigo sobre a Ultracone. Ficarei muito grato se alguém puder me ajudar!

Agradeço pela ajuda desde já!

Anônimo disse...

Olá,
Tambem sou portador de caratocone, antes usava oculos e ja tinha umas 7 dioptrias então resolvi fazer operação laser Lasik e fiquei bom por uns 4 anos mas agora tenho caratocone já fui a vários medicos e uns dizem que devo fazer um transplante outros dizem que devo usar lentes semi-rigidas Rgp, não sei o que fazer pois só sei que a minha visão esta cada dia pior e gostava de saber se ha outras soluções, neste momento ando a ver se me adapto as lentes RGP e espero que resulte, mas gostava de saber mais soluções. Obrigado pela sua atenção. Um abraco.

Anônimo disse...

Olá,
Sou portadora de Ceratocone e durante seis meses fiquei fazendo teste com a lente rígida. Não tive sucesso porque não conseguia ter uma boa visão (duplacidade e outras coisas que não conseguia definir). Parti para a lente genatinosa e percebo que minha visão piorou. Hoje tenho mais dificuldade para ler e enxergar. Desanimei pq paguei caro em uma lente (difícil p/ quem ganha pouco) e não sei se meu problema tem solução. Percebo as dificuldades que enfrento no trabalho e já estou pensando em pedir a readapitação ( sou professora e tenho 45 anos). gostaria de saber se tem uma lente que eu me adapte e tenha uma melhor qualidade na visão, custa muito caro? Em São josé do Rio Preto tem um especialista que poderiam me indicar? Obrigado.

Luciano Bastos disse...

Caro Antônio Marcos,

A lente Ultracone é uma lente rígida gás permeável (RGP) tipo Soper Modificada que foi desenvolvida pelo oftalmologista Dr. Saul Bastos e por seu filho a partir de 1986. Esta lente teve inúmeros aprimoramentos durante estes últimos 20 anos e hoje representa umas das mais modernas e sofisticadas tecnologias em lentes especiais para o ceratocone.

Pacientes que tiveram maus resultados com outras lentes para ceratocone freuquentemente obtém sucesso com as lentes Ultracone devido a sua tecnologia única. É comum os pacientes contarem que suas experiências com tentativas de adaptação de lentes que não tinham conforto e machucavam a córnea e eram informados que era assim mesmo e que teriam que se acostumar. Isso está absolutamente errado. Lentes boas não machucam, não deixam os olhos vermelhos e lacrimejando o tempo inteiro. Outro grande equívoco é achar que a fotofobia que estes pacientes tem é normal, não é na maior parte dos casos e pode ser causado por lentes mal adaptadas ou lentes que não estão boas.

O IOSB é uma clínica pioneira no Brasil no tratamento do ceratocone com a adaptação de lentes especiais e nós sabemos as enormes dificuldades que os pacientes tem com esta patologia, frequentemente não entendida, não explicada e muitas vezes o paciente fica atordoado sem uma melhor orientação.

A lente Ultracone pode ser adaptada com um grau de personalização muito preciso, em São Paulo existem clínicas e hospitais especializados que adaptam estas lentes rotineiramente.

A Lente Ultracone é adaptada somente em clínicas e hospitais oftalmológicos.

Atenciosamente,

Luciano Bastos
Diretor & Instrutor de LC IOSB

Paulo Roberto disse...

Caro Dr. Luciano.

Aproveitando o post do Antonio Marcos, o sr. poderia indicar algum especialista em ceratocone na cidade de São José do Rio Preto

Luciano Bastos disse...

Olá Paulo Roberto,

Você pode encontrar uma lista de especialistas nesse link abaixo, no entendo compreenda que é preciso conversar com o médico que você consultar para confirmar se ele está realizando testes com as lentes Ultracone.

http://www.ultralentes.com.br/index.php?uf=SP&codigo=11


Boa sorte,

Luciano Bastos

Anônimo disse...

logiqual o valor dessa lente? e o que difere ela da lente rígida( na qual eu tento usar)??