EXCELÊNCIA EM REABILITAÇÃO VISUAL COM LENTES DE CONTATO ESPECIAIS

Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

IOSB - INSTITUTO DO CERATOCONE


Saiba mais sobre o IOSB


O Instituto do Ceratocone é a formalização da orientação inicial dos fundadores do IOSB, Dr. Saul Bastos e Luciano Bastos, seu filho, do foco na reabilitação visual de pacientes com ceratocone assim como pacientes com transplante de córnea, com a utilização de lentes de contato especiais. O Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos tem a tradição de mais de 40 anos de especialização na reabilitação visual de pacientes com córneas irregulares e de ametropias das mais simples até as mais severas e extremas. Graças ao trabalho maravilhoso desenvolvido pelo Dr. Saul Bastos especialmente no tratamento dos pacientes com ceratocone dos iniciais aos mais avançados, o IOSB hoje é referência nacional e internacional nessa sub-especialidade.

Assim, o IOSB ratifica o seu posicionamento de ser a clínica referência nacional e internacional na adaptação e readaptação de lentes de contato especiais no ceratocone e em outras distrofias da córnea, focando sua tecnologia, estudo e especialização nos métodos não invasivos, apenas estudando e atualizando-se nas demais opções de tratamento. O foco será sempre os métodos não invasivos, não cirúrgicos, de prescrição de óculos quando possível e na adaptação de lentes especiais que ofereçam conforto inigualável, máxima acuidade visual e a melhor resposta fisiológica da córnea para o paciente.

Missão: Oferecer aos pacientes a melhor e mais avançada tecnologia em lentes de contato RGP especiais e em lentes esclerais para o ceratocone e pós-tratamentos cirúrgicos.

Visão: Disponibilizar a oportunidade de que pacientes de todo o Brasil e do exterior tenham conhecimento sobre nosso trabalho e resultados.

Valores: Viabilizar para que mais pacientes possam receber o tratamento especializado adequado em nossa clínica.

Foco: O paciente, dedicação e atenção para com suas necessidades e dificuldades e a melhor resolução possível com conforto, acuidade visual e especialmente manter a saúde fisiológica ocular.


Experiência

O Instituto recebe de 30 a 40 pacientes de ceratocone por semana, entre consultas e revisões, alguns desses pacientes viajam de grandes distâncias para terem seus problemas resolvidos, e esse é o foco do Instituto do Ceratocone, poder resolver as necessidades destes pacientes no menor espaço de tempo possível para que eles possam retomar suas atividades de rotina o mais cedo possível.

Os pacientes novos já usuários de lentes são orientados a ficar sem suas lentes por dois a três dias sem forem rígidas, e por uma semana se forem gelatinosas, até o momento da consulta. O paciente quando chega é submetido a uma pré-avaliação e o teste com lentes geralmente é resolvido com grande eficiência, sendo necessário em 96% dos casos apenas um teste com apenas uma lente em cada olho, tamanha é a experiência que o IOSB tem nessa área. Isso é muito confortável para o paciente, pois a média mundial de testes de lentes para ceratocone é de 7 lentes testadas por olho.

Garantia Total

Um fator importante para a segurança e a tranquilidade dos pacientes que procuram o Instituto do Ceratocone no IOSB é que é dada a eles a garantia total de satisfação ou o paciente não terá custo nenhum com as lentes ou seja, ele não precisa ficar com as lentes caso não esteja inteiramente satisfeito. Se ele não se adaptar, ele terá o reembolso integral dos valores de suas lentes. Isso somente é possível devido ao alto índice de sucesso obtido, de qualquer forma isso oferece a tranquilidade para o paciente de que ele não estará apenas testando lentes novas, e que terá que pagar por elas independente dos resultados.

Particular e Convênios

Os oftalmologistas do IOSB - Instituto do Ceratocone atendem Unimed (nacional), IPE e Particular. Todos os pacientes são atendidos com a muita atenção e durante a visita ao instituto o paciente tem a disposição uma equipe que está sempre ao alcance, pronta para auxiliar sempre que necessário. Os pacientes são atendidos por profissionais e colaboradores que darão toda a orientação, treinamento e materiais para que ele sinta-se confiante e seja bem informado.

As instalações e a orientação ao paciente

O Instituto do Ceratocone (IOSB) tem as instalações planejadas para que a infra-estrutura seja totalmente voltada para o melhor atendimento ao paciente e para seu benefício. Há salas específicas para cada atividade e o paciente poderá levar o tempo que ele for necessário até que ele seja instruido e treinado na colocação, remoção, limpeza e conservação de suas lentes de contato. Todas as dúvidas que o paciente tem são esclarecidas durante todas as etapas, e o paciente mantém contato com o IOSB sempre que for necessário para orientações e para tirar dúvidas que possam surgir posteriormente.

A família IOSB no Instituto do Ceratocone

Todos os pacientes que consultam no IOSB, e em alguns casos também parentes e até amigos, passam a fazer parte dessa grande família que é a família IOSB. O relacionamento dos pacientes com o instituto é muito próximo, essa é uma característica que é uma tradição no IOSB, deixando pacientes e familiares muito a vontade e seguros.

Quando (e como) você deve ir no Instituto do Ceratocone IOSB?

Muitos pacientes viajam para Porto Alegre de ônibus ou de avião para suas consultas. Além de o IOSB oferecer a estes pacientes hotéis conveniados muito próximos ao instituto, é dada toda a orientação necessária para que eles possam organizar a sua vinda sem grandes dificuldades. O momento ideal é quando o paciente tem a disposição ao menos de três a quatro dias para que seja possível fazer o exame e teste de lentes, produzir a lente personalizada para o paciente, entregar, examianar os resultados, dar toda a orientação e treinamento e poder revisar antes do paciente voltar para sua cidade.

Quando o paciente já é usuário de lentes de contato RGPs, mas não está satisfeito com suas lentes antigas é mais fácil. Basta ele suspender o uso das lentes por dois a três dias e viajar para Porto Alegre (acompanhado de alguém se necessário) e ir direto para a consulta, ou chegar um dia antes. Horários especiais e dias especiais podem ser arranjados caso seja necessário.

Já se o paciente nunca usou lentes, é interessante que ele organize sua vinda para que possa ficar em Porto Alegre entre 5 a 7 dias, para que seja possível dar uma melhor atenção, o devido treinamento, orientação e acompanhamento da adaptação de suas lentes de contato Ultracone.

Casos de alta compexidade e ceratocones extremos

O Instituto do Ceratocone no IOSB conta com a tecnologia desenvolvida pelo laboratório Ultralentes para casos de alta complexidade. São as lentes Ultracone Advance e Ultraflat e suas variações como a Ultracone Mini-Scleral, Ultracone Semi-Scleral, Ultracone PCR (Post-Corneal Ring), Ultraflat Mini-Scleral e Ultraflat Semi-Scleral.

Casos de alta complexidade podem exigir um tempo um pouco maior para a fabricação da lente para o paciente. Portanto sempre é interessante que o paciente que sabe que seu caso é muito difícil, que ele tenha tempo de ficar entre 7 a 10 dias, apenas se necessário, até que todas as etapas possam ser realizadas e todos os passos concluidos.

Localização do IOSB

O Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos fica em Porto Alegre, RS junto ao centro, cerca de 5 minutos da rodoviária (de taxi) e 20 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O IOSB - Instituto do Ceratocone pode ser visto no Google Maps, no link abaixo:

Instituto do Ceratocone - Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos (IOSB)



Exibir mapa ampliado


Para maiores informações visite a página do IOSB no endereço abaixo:

http://www.iosb.com.br/

O Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos está a sua disposição,

3 comentários:

RITA DE CÁSSIA disse...

Boa Tarde!
Gostaria que o Sr. indicasse um médico em Campinas e São Paulo, pois tenho o problema e os médicos só querem me operar, mas tenho medo! Pq minha mãe tem glaucoma, operou os olhos e está quase cega, nã sabemos a quem recorrer! Me ajude!
Deus te abençoe, RITA DE CÁSSIA

Unknown disse...

Boa Noite!!! Dr. gostaria que me indicasse algum médico aqui em São Paulo... Não consigo ir me tratar em Porto Alegre...

Luciano Bastos disse...

Rita e Sandra,

Em SP tem o Dr. César Lipener, a Dra. Neusa Vidal Sant'anna além da UNIFESP (Instituto da Visão) que podem ajudá-los pois eles adaptam rotineiramente as lentes que desenvolvemos aqui.

Em Campinas procure pelo Dr. Marcelo Vicente Sobrinho, ele também poderá ajudar. Desculpem a demora nas respostas.