EXCELÊNCIA EM REABILITAÇÃO VISUAL COM LENTES DE CONTATO ESPECIAIS

Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Uma nova idéia para o tratamento do ceratocone

Olá a todos pacientes, amigos e colaboradores do IOSB!
.
Recentemente tive a oportunidade de conversar com médicos oftalmologistas, brasileiros, americanos e europeus sobre uma idéia que me ocorreu sobre alternativas de tratamento do ceratocone. Uma vez que temos no IOSB uma grande amostragem de casos de ectasias corneanas como ceratocone, degeneração marginal pelúcida, ceratoglobo, ceratoectasias pós-cirurgia refrativa, entre outras distrofias da córnea, há uma necessidade de constante atualização dos métodos de tratamento destas patologias.
.
Após nossa participação no Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual em Setembro de 2008, ocorreu-me uma idéia de um tratamento associado com lentes de contato e crosslinking. Ao pesquisar sobre o assunto, fiquei sabendo que havia pelo menos dois estudos em andamento sobre técnicas similares em muitos pontos a minha idéia, mas por outro lado observei que minha idéia tinha detalhes importantes os quais me faziam crer que a tornavam mais eficaz do que as que estava estudando. Procurei estes médicos e especialistas para discutir estes pontos e também para aprender mais sobre a técnica proposta por eles. Fiquei surpreso pelo interesse destes especialistas em minha idéias, e continuamos até hoje trocando idéias sobre o assunto.
.
Entretanto eu estava desapontado em parte pelos resultados obtidos nestes estudos que demonstravam nitidamente que o processo de ortoceratologia e de crosslinking não era aquele o esperado, embora os pacientes ganhassem de duas a três linhas de visão e assim permanecessem. o interessante é que a topografia de córnea prévia ao tratamento era alterada ao final do mesmo, mas em cerca de um mês após a interrupção o padrão topográfico voltava ao aspecto anterior ao tratamento.
.
Conversando com um médico amigo, este me falou da técnica do CLAPIKS utilizada para correção de hipercorreção da cirurgia refrativa da miopia por excimer laser. Ele sugeriu que eu estudasse a técnica e me informasse sobre o assunto. Depois de aprender sobre no que consistia a técnica, entrei em contato com um oftalmologista nos EUA que tem experiência com esta técnica, e fiquei muito interessado na possibilidade de que ela pudesse ser associada a esta técnica a qual havia vislumbrado anteriormente. Foi então que acabei estudando a possibilidade da criação de um protocolo de estudo de técnicas sequenciais de tratamento do ceratocone e de outras ectasias corneanas.
.
Técnica Sequencial - CLAPIKS - CCO - CXL
O nome que utilizo para a técnica proposta é CLAPIKS associated with CCO following CXL, onde:
.
CLAPIKS = Contact Lens Assisted Pharmacology Kerato Shaping;
.
CCO = Conformal Controlled Orthokeratology
.
CXL = Corneal Collagen Crosslinking with Riboflavine under UV ray
.
.
Um esboço inicial da proposta de estudo desta técnica sequencial de tratamento de ectasias corneanas está postado no fórum Ultralentes, com maiores detalhes, convido a quem se interessar pelo assunto e compreender melhor no que ela consiste, em entrar no fórum para ler na íntegra minha idéia. O link abaixo o levará diretamente para o tópico em questão no fórum:
.
.
Espero sinceramente que está técnica possa ser um passo para uma nova possibilidade de tratamento do ceratocone e de outras distrofias da córnea, e que oftalmologistas intereressados no assunto possam analisar e comentar sobre esta questão.
.
Um abraço a todos e um ótimo carnaval, cuidem-se.
.
Luciano Bastos
Diretor Tecnologia IOSB

2 comentários:

Paula disse...

Olá, fiquei super animada com esse artigo! Tenho ceratocone há 5 anos, apesar de ter me adaptado as lentes RGPs, não pretendo usa-las a vida td. Gostaria de me candidatar a esse estudo com todo prazer!

Flávia Consultora de Cosméticos disse...

Oi, tenho ceratocone nos dois olhos, sendo que no esquerdo eu fiz o implante do anel-intracorneano, mas não melhoru muito sinto dores frequentes, com esse novo estudo, tenho esperanças em melhorar minha visão.