EXCELÊNCIA EM REABILITAÇÃO VISUAL COM LENTES DE CONTATO ESPECIAIS

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Atualização em Ceratocone e Tratamentos

Na semana quem vem a equipe do IOSB estará presente no XIX Congresso Brasileiro de Oftalmologia - Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual que este ano ocorre em Salvador, Bahia. É nosso compromisso estar sempre atualizado e em dia com as inovações tecnológicas em reabilitação visual, assim como também divulgar o nosso trabalho para os colegas e amigos de outros estados do Brasil.

O IOSB firma-se a cada dia como uma referência nacional em adaptações de lentes especiais para reabilitação visual de pacientes com córneas irregulares como ceratocone dos casos iniciais aos mais avançados e extremos, no pós-implante de anel intra-estromal, no pós-crosslinking e no pós-transplante de córnea. As lentes adaptadas no IOSB tem um padrão de personalização com detalhamento altamente preciso, garantindo uma regularidade de resultados com sucesso muito grande.

Tratamentos cirúrgicos do ceratocone

Atualmente é grande o número de especialistas aderindo aos novos métodos de tratamento cirúrgico do ceratocone, entretanto nenhum destes métodos tem mostrado ser uma solução final para o problema pois a maior parte dos pacientes ainda requer correção com lentes após o tratamento. Em muitos casos ocorre uma frustração das expecativas do paciente, pois ele imagina que seu problema irá ser praticamente resolvido com a cirurgia.

Outro ponto o qual temos observado são indicações precoces de tratamentos como implante de anel ou crosslinking quando em certos casos não existe progressão evidente e o caso está estabilizado. O protocolo de tratamento do ceratocone deve ser seguido a risca e não é porque um especialista não tem muita experiência com lentes de contato que ele deve propor uma intervenção cirúrgica prematura, por menos invasiva que seja, sem antes assegurar que o caso tenha indicação, ou seja, existe a constatação inequívoca de que o caso está tendo episódios de progressão freqüentes. Estes episódios caracterizam-se por trocas freqüentes de receitas de óculos ou mudanças na curvatura e grau da lente de contato em períodos de tempo em torno de 6 meses, sendo que pequenas alterações topográficas não significam exatamente um sinal evidente de progressão, salvo se estas alterações forem significativamente maiores.

O papel das lentes de contato no ceratocone

As lentes de contato rígidas gás permeáveis especiais ainda são o tratamento mais utilizado no mundo para a correção visual destes pacientes e o sucesso destas adaptações depende diretamente da capacidade e experiência do profissional e da tecnologia das lentes utilizadas. É importante que o paciente tenha a oportunidade de ter uma segunda ou terceira opinião de um profissional especializado e experiente na adaptação destas lentes especiais no ceratocone, em certos casos a lente correta e bem adaptada irá devolver ao paciente a tranqüilidade, segurança, conforto e a visão que ele precisa para retomar suas atividades normais.

"O caminho do futuro para a resolução de casos complexos de córneas irregulares está na ultrapersonalização das lentes rígidas (RGPs), na observação clínica do olho como um sistema e na correta orientação dos pacientes."


Estudos sobre a origem e evolução do ceratocone

Embora muitos estudos estejam sendo realizados atualmente em tratamentos cirúrgicos menos invasivos que o transplante de córnea, notamos que estudos que buscam compreender a origem e o desenvolvimento do ceratocone são poucos, e pouco ainda se sabe sobre isso. É neste ponto que o IOSB tem focado boa parte de seus estudos em contato com especialistas dos EUA e Europa, procurando aprender e estudar os possíveis fatores que provocam o ceratocone ou sua origem e o que leva a patologia a progredir. O estudo atual do IOSB é o de orientar o paciente sobre o que fazer e não fazer para que não ocorra a progressão do caso ou para mantê-lo estabilizado. O fato de termos uma vasta exposição a um grande número de casos de ceratocone nos proporciona uma rica fonte de pesquisa e proporciona igualmente uma amostragem de casos importante para estudos que estão sendo conduzidos e planejados para futuras publicações científicas. 

Luciano Bastos
Diretor & Instrutor Clínico de LC IOSB - http://www.iosb.com.br/

Nenhum comentário: