"Esta frase que meu pai costumava lembrar em alguns casos realmente desafiadores e difíceis de resolver ainda é muito verdadeira, entretanto em 2004, antes de sua morte, estávamos próximos de desenvolver lentes com desenhos ainda mais complexos para casos de ceratocone avançado a extremos. Este caso abaixo, de um paciente tratado em 2007, mostra uma Ultracone personalizada, denominada por mim como uma Ultracone TriCurve MS. Trata-se de uma lente Ultracone com três curvaturas (71x48x45 poder -29.50 dioptrias e diâmetro 11.5 mm.) asféricas e duas de geometria reversa (curva reversa) mais uma periferia com 'blending' asférico." Luciano Bastos (Técnico em LC pela CLAO-USA) - IOSB
Para ver o artigo na íntegra, clique em > Fórum Ultralentes!
Paciente M.L. 43 anos, portadora de ceratocone em OS, usava lente Ultracone neste olho e uma lente Ultraflat em OD com transplante de mais de 5 anos, adaptadas pelo Dr. Saul Bastos, há vários anos, veio para revisão com o Dr. Marcelo Bittencourt e com o Luciano. Referia desconforto, foi constatado que houve grande progressão do caso. A foto mostra umas das lentes testadas, de curvatura 71x48x45 de poder -29.50 e diâmetro 11.5 mm. Acuidade Visual 20/25 com mínimo toque apical, pela fenda pode-se observar lágrima passando entre a lente e a córnea. Um dos chamados casos de ceratocone extremo. Esta paciente está com indicação de transplante e em espera de doador, mas usa suas lentes de 10 a 12 horas, sem sinais clínicos de erosão, ceratite ou queixa, podendo exercer suas atividades diárias e manter uma satisfatória qualidade de vida. Foi desenvolvida pelo Luciano, uma lente Ultracone personalizada para esta paciente, de maneira a atender as necessidades particulares desta córnea.
*Temos um filme o qual tentaremos disponibilizar, pois nele é bem mais fácil visualizar que passa lágrima e que a córnea tolera bem a lente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário