EXCELÊNCIA EM REABILITAÇÃO VISUAL COM LENTES DE CONTATO ESPECIAIS

Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Adaptação de Ultracone de Última Geração em Ceratocone Extremo

Seguindo na linha das adaptações consideradas impossíveis, segue um vídeo no qual a paciente M.F., 22 anos, usa no olho direito uma Ultracone MS Advance, de curva 66x45 grau -26.50 diâmetro 10.2 mm. material UltraHydroGP. No olho esquerdo, a paciente fez um implante de segmentos de anéis intra-estromais em um olho que tinha uma curvatura extrema, usava uma Ultracone MS Advance de curva 71.50 x 48 grau -31.00 e diâm 11.5 mm. Após a colocação dos anéis, a curvatura baixou para 58x45 -17.00 mas nenhuma lente especial ficava boa, então desenvolvemos a Ultracone PCR (Post Corneal Ring), primeira lente desenvolvida para este fim em todo mundo. Acuidado Visual 20/30, usando as lentes entre 14 e 15 horas por dia, por enquanto sem sinais clínicos de erosão, hipoxia, aderência ou ceratite. A paciente foi indicada para Ceratoplastia, mas precisa de visão para tocar a vida. Com 22 anos e no auge de sua juventude, sem o uso destas lentes ela não consegue ver nada.


Music by: Dj Tiesto - Beautiful Things *

É importante citar que estes casos necessitam de um acompanhamento mais freqüente do que os demais casos, logo é recomendável que o paciente seja visto pelo oftalmologista em uma freqüência de 3 a 6 meses, para acompanhamento e verificação se não há necessidade de modificação da lente e se a saúde fisiológica da córnea e o conforto estão preservados. A lente do olho esquerdo deste caso, a lente inicialmente está com pouca mobilidade, mas no decorrer de alguns minutos passou a ter uma melhora sensível na mobilidade, como já é possível perceber no final do filme.

Estas lentes especiais de alta performance para casos de ceratocone avançados extremos foram possíveis por uma intensa e constante pesquisa clínica e científica conduzidas pela Ultralentes e pelo Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos (IOSB). Já estávamos fazendo até então, curvaturas de até 65 dioptrias em 1998. O Dr. Saul tinha alguns pacientes já na época usando protótipos dessa lente em curvas maiores de 60 dioptrias. O foco na performance é a nossa obstinação, e que nos alegra é saber que poderemos ajudar a milhares de pacientes com casos semelhantes, que estão na fila de espera do transplante de córnea, e poderão ter uma qualidade de vida e de visão no mínimo satisfatória durante esse período. Também ficamos felizes em saber que se os pacientes submetidos a ceratoplastia, seja a penetrante ou lamelar, se necessitarem poderão ser beneficiadas com as lentes Ultraflat MS, específicas para estes casos, logicamente aguardando o tempo necessário para a total recuperação e cicatrização do enxerto.

As pesquisas clínicas e científicas desenvolvidas pela equipe do IOSB e pela equipe Ultralentes, ajudam na reabilitação visual de milhares de pacientes por ano, com aprimoramento constante em materiais e tecnologias. Os pacientes do Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos são beneficiados ainda mais por estarem diretamente atendidos por toda uma sofisticada tecnologia e de recursos que permitem que tenhamos um índice de sucesso em adaptações especiais dos mais altos do mundo, em torno de 99,8% dos casos.

Esta é uma homenagem que faço a meu pai, Dr. Saul Bastos, que me deu toda uma base de conhecimentos para desenvolver estes trabalhos científicos com grande sucesso, e que me possibilitou estudar e trabalhar nos EUA e Europa com alguns de seus professores, os quais também foram meus mestres. Poucas, mas muito poucas pessoas no mundo, puderam trabalhar com os maiores especialistas no mundo em "design", adaptação e modificação de lentes de contato. Minha missão é ajudar as pessoas que precisam de uma "luz no fim do túnel".

Muito obrigado pai, continue me iluminando com a sua sabedoria e com o seu amor.

Luciano Bastos

Diretor IOSB - Ultralentes - Scitech Porton Technologies

*O áudio do filme é de uma música que tem uma letra interessante, se você puder compreender a letra, entenderá.

Nenhum comentário: