EXCELÊNCIA EM REABILITAÇÃO VISUAL COM LENTES DE CONTATO ESPECIAIS

Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Revisões de rotina na adaptação de lentes de contato rígidas no ceratocone

O Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos (IOSB) é referência na adaptação de lentes de contato especiais em córneas irregulares tais como o ceratocone dos iniciais aos mais extremos, nos casos de pós-implante de anel intracorneano e nos casos de pós-transplante de córnea que requerem lentes especiais para uma melhor acuidade visual. Outras modalidades de adaptações de lentes rígidas freqüentes no IOSB são as complicações de cirurgias refrativas (RK, PRK e LASIK), o pós-trauma, miopia ou alta miopia, os astigmatismos elevados, afacia e hipermetropia.  

Uma clínica referência como o IOSB recebe cerca de 50 a 60 pacientes de lentes de contato por semana entre primeira consulta e revisões. A equipe do IOSB, composta pelos oftalmologistas especialistas em córnea como o Dr. Marcelo Bittencourt e a Dra. Juliana Pozza e por mim, Luciano Bastos, diretor e instrutor técnico clínico de LC e consultor especializado em desenvolvimento de lentes especiais para córneas irregulares. Dada a importância que nosso trabalho tem de ajudar na reabilitação visual de centenas de pacientes ao longo de cada ano, é fundamental que estes pacientes sejam corretamente orientados a fazer suas revisões com uma freqüência de ao menos uma vez ao ano. Temos pacientes que consultavam com meu pai no final da década de 60 e início da década de 70 que ainda permanecem no IOSB recebendo tratamento de alta tecnologia científica e excelentes resultados. 

Os casos de pacientes com ceratocone adaptados com lentes rígidas Ultracone são os que mais devem estar cientes de que devem revisar a adaptação ao menos uma vez ao ano para garantir que estas estejam atualizadas em em boas condições de uso. Além disso, o ceratocone não tem regra para que um episódio de evolução ocorra. Sabemos hoje que o ceratocone na maior parte dos casos tende a iniciar um processo de estabilização ao redor dos 25 anos de idade do paciente, com uma tendência a estabilização maior entre 30 e 40 anos. Apesar dos episódios de progressão da ectasia corneana serem mais brandos ou mais espaçados nesse idade, os episódios podem ocorrer eventualmente, por essa razão a importância de um acompanhamento mais freqüente.

O IOSB tem uma tradição que vem de anos de meu pai, de fazer adaptações precisas e com lentes de alta tecnologia e qualidade. Diante disso os pacientes tornam-se as vezes muito confiantes e somente lembram de que tem que revisar quando começam a sentir algum dsconforto ou piora na visão, o que pode ocorrer por uma série de fatores, tais como:
  1. Lente RGP de antigas com depósitos muco-proteícos da lágrima aderindo na lente, geralmente causados por uma limpeza não bem feita ou por pacientes que tem na composição bioquímica da lágrima uma quantidade maior de mucina que o normal.
  2. Episódios de evolução do ceratocone, onde o ápice do cone passa a tocar a base da lente, provocando um atrito mecânico mesmo que leve e agredindo o epitélio.
  3. A crença de que a lente sendo tão boa e como está boa a tanto tempo, que basta limpar melhor que ela ficará boa e poderá continur o seu uso.
Estes são alguns dos principais fatores que fazem com que certos pacientes as vezes demorem para vir para uma revisão de adaptação de lentes de contato rígidas (RGPs) que poderíam evitar maiores transtornos, como ter que suspender o uso da lente e tratar a córnea até sua cicatrização. Existem casos que um simples polimento da lente feito no mesmo dia da revisão poderá surtir em um resultado muto satisfatório para opaciente, como a garantia de que as lentes estão bem adaptadas ou não e a certeza de que não irão provocar o mesmo desconforto e a visão irá melhorar.

É de grande importância que eventuais problemas sejam solucionados antes mesmo deles ocorrerem. As revisões de prevenção de problemas são muito mais tranqüilas do que as de correção de problemas, pois sempre é mais fácil agir de forma preventiva do que corretiva, a qual pode demandar maior tempo e consequentemente um maior esforço por parte do paciente. Como os pacientes usuários de lentes de contato tem baixa ou praticamente nenhuma visão com óculos, são usuários de lentes rígidas que usam as mesmas durante todo o dia, colocando ao acordar e retirando apenas para dormir. 

Abaixo, elaborei um tutorial de prevenção de problemas que deve ser seguido por todos os pacientes usuários de lentes rígidas gás permeáveis (RGPs), especialmente aqueles que tem ceratocone ou outra forma de irregularidade corneana.  
  • Procure fazer uma revisão de rotina uma ve ao ano, programe-se para isso. Se passar de 12 meses procure não deixar passar mais de 18 meses, pois é maior o risco de pode haver algum problema. As lentes RGPs podem durar até mais tempo que isso, mas é fundamental que o paciente seja visto.

  • Ao perceber que a lente está incomodando, mesmo que pouco, retire a mesma e fique sem usar a mesma de dois a três dias antes da revisão. Isso irá ajudar se uma nova lente tenha que ser feita para garantir o conforto, a melhor acuidade e qualidade visual e especialmente garantir a saúde fisiológica corneana.

  • Siga corretamente as instruções de limpeza aprendidas no seu treinamento. Verifique com nossa equipe se os produtos utilizados são os indicados. Se juntamente com os produtos de assepsia e cuidados com as lente, certifique-se de informar que tipo de medição foi ou está sendo utilizada conforme a orienttação específica recebida.

  • Faça uma paste de exames relizados no passado recente para que estes possam servir de refrência as condições da cónea e ao tratamento atual. É freqüente utilizar a própria LC do paciente ou os dados anteriores para que sirvam de uma referência para a revisão. Embora atualmente estajmos fazendo cópias eletrônicas dos exames, nunca é demais trazer os exames menos antigos, caso tenham os mesmos em mãos.

  • Agende com antencedência, se for uma situação emergencial vá ao serviço de oftalmologia de pronto-atendimento e depois traga uma cópia do laudo fornecido. Desta forma é possível verificar o problema como ele se encontrava logo após o sintoma ter iniciado.

  • Se sentir que alguma coisa não está bem com seus olhos ou com as lentes entre em contato por telefone ou email conforme relacionado mais adiante:


Agindo desta forma você estará seguro(a) de que a córnea não terá ferimentos ou complicações que possam fazer do que o tempo de recuperação seja maior devido a eventuais lesões mesmo que leves. A prevenção de complicações e o planejamento mais disciplinado é a forma melhor de certifica-se de que você não terá que em alguns casos suspender o uso para tratar a córnea.

O IOSB não é um serviço de emergência, mas sim uma clínica especializada privada que atende a seus pacientes com horários marcados, como são muitos casos de alta complexidade é importante agendar as revisões de forma a garantir que será atendido no dia e hora marcados. Alguns pacientes vem de outras cidades e estados, muitas vezes longe de sua cidade. Como forma de ajudar ao paciente dispomos de hotéis conveniados próximos a clínica onde ele poderá hospedar-se tendo valores de diárias com descontos especiais.

Para contatar o IOSB, basta estabelecer contato e acompanhar nosso website ou blog ou fazer contato por telefone, MSN ou email. Obrigado a todos que vem consultar no IOSB, desde aqueles pacientes de meu pai desde 1970 como os que vem pela primeira vez ou são indicados por colegas que sabem da importãncia e da competência de nosso trabalho.

Luciano Bastos
Diretor & Instrutor Clínico de LC IOSB


Abaixo, nossas informações para contato e agendamento:

INSTITUTO DE OLHOS DR. SAUL BASTOS
website: http://www.iosb.com.br/ - MSN: iosb_iosb@hotmail.com
Telefones: (51) 3226 0746 - (51) 3226 2794 - (51) 8444 5050
Email: iosb@iosb.com.br

Twitter: https://twitter.com/IOSB2020
Fórum Ultralentes: www.ultralentes.com.br/forum

Nenhum comentário: